Casa Recanto da Ferrovia – Dois Lajeados

Redes Sociais

Destino: Casa Recanto da Ferrovia – localizada no município de Dois Lajeados, próximo à divisa com o município de Anta Gorda.

casa recanto da ferrovia

Figura 1: Vista geral do local. Fonte: Imagem do Google Earth com data de 28/10/2016, elaborado por Cleberton Bianchini.

Por que vale a pena visitar: o local apresenta vegetação ainda bem preservada nas encostas do vale do Rio Guaporé. Também é possível conhecer duas cachoeiras e os trilhos de trem da ferrovia do trigo.

casa recanto da ferrovia

Figura 2: Vista do vale. Fotografia de Cleberton Bianchini.

casa recanto da ferrovia

Figura 3: Vista geral da cachoeira. Fotografia de Cleberton Bianchini.

casa recanto da ferrovia

Figura 4: Vista geral do viaduto Mula Preta, na ferrovia. Fotografia de Cleberton Bianchini.

Destaques: Ainda não foram realizadas saídas específicas para observação de aves neste local, e não se tem uma lista de espécies para a área.

Nível de dificuldade: existem algumas trilhas no local, mas a mais conhecida e realizada é a trilha que leva até a cachoeira. Ela apresenta cerca de 500 m de extensão e passa por matas da encosta de um afluente do Rio Guaporé. A trilha possui alguns locais com descidas/subidas bastante íngremes, mas apresenta uma boa parte plana. Outra opção de trilha é circular na estradinha que acompanha os trilhos do trem. Esta trilha passa por áreas com vegetação em regeneração, áreas com capoeiras e áreas com vegetação bem preservada. A trilha é praticamente plana e o observador é quem determina a quantidade de percurso que deseja fazer.

Infraestrutura do local: a casa Recanto da Ferrovia possui algumas cabanas e também local para acampamento.

Oportunidades fotográficas: as possibilidade de fotografia ainda são desconhecidas visto que não foram realizadas saídas de observação neste local. No entanto, devido a vegetação bem preservada o local é bastante promissor.

Como chegar: a casa Recanto da Ferrovia está localizada na Linha Ernesto Alves, no interior do município de Dois Lajeados. Chegando na cidade, deve-se pegar a Rua João Ribeiro e seguir nesta por 5 km, tornar a direita e seguir por 1,18 km e tornar a direita novamente, seguir por 0,8 km e estará no local. Mas não se preocupe, este trajeto é sinalizado e a maioria das pessoas da cidade sabe indicar o trajeto, visto que o local é bastante conhecido.

Logística: o local recebe visitações e possui cobrança de ingressos e de hospedagens.

Contato: a casa Recanto da Ferrovia possui uma página no facebook através deste link, ou contato direto através do fone (54) 99952-3206.

Quando ir: há ocorrência de aves em todas as épocas do ano. No inverno é sempre bastante frio e com muita chuva e neblina, mas há possibilidade de observação de inúmeras espécies. No verão o local é bastante procurado para visitação na cachoeira e caminhadas nos trilhos da ferrovia. A melhor época é durante a primavera, nos meses de setembro, outubro e novembro, em que a visitação é reduzida e que as espécies estão bastante ativas.

Lista de espécies: ainda não há uma lista de espécies para o local, somente o registro das espécies encontradas durante a estadia no local pelo observador do Vale do Taquari, Cleberton, que pode ser conferida aqui.

Você pode gostar...

1 Resultado

  1. Carlos Eduardo Agne disse:

    sensacional, temos q fazer uma saída pra lá!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fatbirder's Top 1000 Birding Websites