COA VALES

coavaleslogo

 

O COA Vales é formado por integrantes residentes em municípios do Vale do Rio Taquari e do Rio Pardo. Iniciamos as atividades como COA, no ano de 2014. Antes disso realizávamos saídas sozinhos ou com um amigo. Inicialmente éramos somente do Vale do Taquari, mas em 2015 o Samuel Oliveira retornou de Curitiba e contatou o Cleberton Bianchini e resolveu-se fundir os grupos e criar somente um. Desde então, realizamos saídas em conjunto. Criamos um grupo no Facebook para nos contatar e marcar saídas e, no ano de 2016, criamos um blog. A criação do blog permitiu que mantivéssemos um registro das nossas atividades, bem como a manutenção das listas de observação e um relato dos locais que visitamos mensalmente.

Nos anos de 2014 e 2015 realizávamos saídas eventuais, quando tínhamos vontade e disponibilidade de tempo. No ano de 2016, conseguimos nos organizar melhor e começamos a fazer, no mínimo, uma saída por mês. Desde então, procuramos fazer saídas alternadas, ou seja, um mês ocorre no Vale do Taquari e no outro no Vale do Rio Pardo. Não temos sócios ou estatuto registrado, seguimos algumas regras e temos o controle da quantidade de participantes somente através dos integrantes da página no face. Atualmente estamos com cerca de 100 pessoas cadastradas ao grupo, mas destes, apenas uns 10 a 15 integrantes participam ativamente das saídas.

Os vales do Rio Taquari e Rio Pardo abrangem 59 municípios e cerca de 18 mil km², conforme pode ser observado na figura abaixo. A vegetação do Vale do Taquari é composta por vegetação Floresta Estacional Decidual (FED) e Floresta Ombrófila Mista (FOM), sendo que a FED encontra-se nas áreas mais baixas e nas encostas enquanto que a FOM encontra-se nas áreas mais elevadas do Vale. A área de vegetação compreende aproximadamente 50 % de vegetação. A maior parte do Vale está compreendido entre as altitudes de 6 a 100 metros, ficando na porção sul, enquanto que as maiores altitudes encontram-se na porção norte, com altitudes entre700 e 800 metros. A vegetação do Vale do Rio Pardo é composta por áreas com Mata Atlântica, apresentando tanto a FOM quanto a FED, e áreas de Pampa. As áreas de Mata Atlântica estão compreendidas na porção norte enquanto que as áreas de Pampa encontram-se nas porção mais ao sul.

 mapa
Área de atuação prioritária do COA Vales. Fonte: IBGE, elaborado por Cleberton Bianchini.

Com base nos registros atuais, e alguns dados históricos, tem-se o registro de 333 espécies de aves para os Vales. Isso representa, atualmente, cerca de 50 % das espécies das aves do Estado. A lista de espécies de aves observadas pode ser conferida aqui.

Além das saídas para observação, realizamos uma exposição fotográfica das aves do Vale do Taquari na Univates. Depois de ficarem expostas lá, se tornou itinerante nas cidades do Vale do Taquari. Percorreu inúmeros locais em diversas cidades, ficando em escolas, prefeituras, casa de cultura e no Jardim Botânico de Lajeado. Como a aceitação foi boa, montamos mais uma exposição e colocamos diversas vezes esta exposição ao ar livre (escolas, praças, feiras, parques e na rua) fazendo um trabalho corpo a corpo com as pessoas interessadas. Frequentemente somos chamados para fazer algum trabalho neste sentido em escolas da região.

Percebemos que ainda temos muito que evoluir, no sentido de organização. Pretendemos para o ano que vem manter um cronograma das saídas, ao mesmo tempo que tentar realizar reuniões (ao menos duas por ano) na tentativa de ampliar as atividades. Manter uma lista atualizada das aves encontradas nos vales, continuar com ações de divulgação e educação ambiental, descobrir e realizar observações em locais que ainda não realizamos e que tem potencial para a prática.

 reuniao
Primeira saída em conjunto como COA Vale do Taquari, para o morro gaúcho em Arroio do Meio. Da esquerda para a direita – Cleberton, Mário, Maickel e Lisa, embaixo Alexandre e Felipe. Fotografia de Cleberton Bianchini.

 

 grupo
Primeira reunião dos integrantes realizada no Jardim Botânico de Lajeado em 2014. Fotografia de Morci Schmidt.

 

 expoosicao
Exposição na casa de cultura de Lajeado. Fotografia de Cleberton Bianchini.

 

 exposicao2
Exposição ao ar livre no Parque Profº Theobaldo Dick em lajeado. Fotografia de Gabriela dos Santos.

Para maiores informações, contate-nos através do grupo no facebook (COA Vales).

Fatbirder's Top 1000 Birding Websites